top of page


OFICINA REPARTIR DE COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
EM NOVAS MÍDIAS
Com a parceria do Instituto Localiza, o projeto do Instituto Repartir tem como objetivo proporcionar formação em Comunicação, Marketing Digital e Gestão de Dados, Inteligência Artificial, entre outros temas, a pessoas universitárias de Comunicação de baixa renda.
Capacitação para o Mercado de Trabalho | Turma 4 (2026)

SOBRE A CAPACITAÇÃO
O projeto Comunicação Estratégica em Novas Mídias – Capacitação para o Mercado de Trabalho oferece capacitação gratuita a estudantes de Comunicação. São 36 horas de treinamento online e síncrono.
A Turma 4 será realizada entre 12 e 29 de janeiro de 2026, das 18h30 às 21h30.
Os estudantes têm a oportunidade de refletir sobre Comunicação Estratégica, escrever narrativas inspiradoras, analisar dados e saber como utilizar a Inteligência Artificial de forma ética e a favor de uma boa comunicação. E mais: entender estratégias de Branding, gestão de imagem e reputação, Assessoria de imprensa e Comunicação Periférica.
Confira aqui quem já participou!




Perfil
Estudantes de Comunicação

Critérios
Pessoas de baixa renda, com prioridade para pessoas negras e indígenas, mulheres e pessoas LGBT+

Localização
Qualquer Estado do Brasil

Tempo
36 horas
(online)

Período
Segunda a quinta,
entre 12/1/26 e 29/1/26



CONFIRA OS MENTORES DA CAPACITAÇÃO

Cássia Aulísio
Jornalista, graduada em Comunicação Corporativa e com MBA em Inteligência de Mercado. Com mais de 20 anos de experiência em Marketing e Branding, fundou e liderou a Tutto Branding por 11 anos, conduzindo projetos para marcas como AES Brasil, Saint-Gobain, Dexco, entre outras. Estratégica, inovadora e orientada a resultados, atua no fortalecimento de marcas com propósito, relevância e consistência.

Eliane Santos
Formada em Publicidade e Propaganda com pós-graduação em Marketing Organizacional, atua há mais de 20 anos em grandes empresas e tem liderado estratégias de comunicação, engajamento e iniciativas de impacto na agenda de ESG para diferentes públicos. É Gerente de Sustentabilidade na Natura e LinkedIn Top Voice, sendo importante influenciadora no tema.

Emerson Couto
Jornalista e escritor, é um contador de histórias por paixão. É cofundador do Instituto Repartir. Tem pós-graduação em Gestão Estratégica em Comunicação e Relações Públicas. Experiência de 30 anos em redações de grandes veículos de imprensa, em Consultoria de Comunicação e na construção de narrativas para a transformação social.

Jéssica Moreira
Jornalista, escritora, poeta e roteirista, integra a lista dos 50 Jornalistas Negros e Negras Mais admirados da Imprensa Brasileira (2023-2024-2025). É produtora de conteúdo da TV Globo há 3 anos, onde atua no Encontro com Patrícia Poeta. É fundadora do veículo Nós, Mulheres da Periferia, onde foi uma das gestoras durante 10 anos. Foi correspondente da Agência Mural de Jornalismo das Periferias por 12 anos. É autora de “VÃO: trens, marretas e outras histórias” (Patuá, 2021), entre outros livros.

Letícia Milião
Publicitária especialista em Marketing Digital e Estratégia de Branding com mais de 15 anos de experiência. Atuou em grandes agências do País (África, F.Biz e Talent Marcel) e foi parte da estratégia de digitalização da Coca-Cola. Premiada internacionalmente, hoje é fundadora da Matinata AG, estúdio de comunicação e branding que acredita na força do simbólico e no poder das marcas que têm alma.

Luciana Alvarez
Jornalista e pedagoga, pós-graduada em Comunicação Estratégica e Relações Públicas, com MBA em Marketing e Sustentabilidade. Liderou as áreas de Comunicação Interna e Externa, Branding, Responsabilidade Social e Sustentabilidade de grandes empresas e Fundações por 19 anos. É cofundadora do Instituto Repartir e também do Movimento Juntos Vamos Mais Longe.


Michelle Xavier
Com mais de 20 anos de experiência em Marketing de empresas renomadas como iFood, Claro Brasil, Oi, TIM e Som Livre, atua hoje como Diretora de Marketing & Growth da ClickBus. Como empreendedora, fundou uma agência de Marketing Digital. Entusiasta de tecnologia, vai compartilhar como a inteligência artificial é uma aliada na produtividade dos times de Marketing.

Mirla Prieto
Jornalista, com MBA em Gestão da Comunicação. Trinta anos de experiência, trabalhando tanto em redações de grandes jornais do País quanto como gestora de relacionamento com a imprensa e comunicação externa de empresas de Energia, Telecom e Tecnologia. Fascinada por comunicação integrada. Admite ter uma queda por gestão de crises e desafios nada fáceis de imagem e reputação. Atualmente, atua como gerente de PR na FSB.

BANCO INCLUSIVO DE COMUNICADORES
Os estudantes que participarem da Oficina estarão no Banco Inclusivo de Comunicadores do Instituto Repartir, que mantém relacionamento com recrutadores, empresas e agências de comunicação. O objetivo é que a capacitação seja um primeiro passo para a inserção dos jovens no mercado de trabalho.


bottom of page


